Botões

25/08/2009

Projeto: Inclusão Digital


Projeto:  Inclusão Digital


             O analfabetismo digital ainda é muito frequente e  dificulta o acesso a muitas informações e documentos, principalmente no campo.
              Pensando nisso a Associação Hortifrutiflores de Jarinu, em parceria com a Escola Microlins ( Centro de Formação Profissinal) Unidade Jarinu, realizou o Projeto Inclusão Digital para produtores rurais : Curso de Informática Básica e Internet, com carga horária de 26 horas.
             Uma turma  somente de produtores rurais com idade de  35  à  68 anos, com professor preparado para esse público.  
              O Projeto teve início no dia 13 de março de 2009 com termino em 26 de junho de 2009 e foram formados 25 participantes, que ao final do curso receberam seus certificados e puderam ter acesso às informações que o mundo virtual oferece.

18/08/2009

Vem aí uma carreta carregada de Tecnologia

A bordo de um caminhão super-equipado, a equipe da Syngenta percorrerá cerca de 160 cidades brasileiras realizando apresentações para o produtor rural e o público em geral pelos próximos dois anos. E chegou a vez de Jarinu

Os principais temas abordados serão as oportunidades e as soluções relacionadas às culturas predominantes nas regiões visitadas. As ações de educação também serão privilegiadas como a conscientização do uso correto e seguro de defensivos, o descarte de embalagens e a importância do receituário agronômico. Tecnologia e efeitos áudio-visuais serão utilizados para atrair e conquistar a atenção do público. Projeções holográficas, efeitos tridimensionais e cenografia serão alguns dos recursos utilizados para dar ênfase à tecnologia e, simultaneamente, mostrar a importância da sua aplicação ao agronegócio, um dos fortes diferenciais da Syngenta.


Para os jovens e crianças, as apresentações darão ênfase à importância da agricultura sustentável valorizando a família do agricultor. , o meio ambiente e a segurança .


O evento acontecerá no dia 20 de agosto, no Salão Paroquial de Jarinu.

Das 10 horas às 17 horas - ENTRADA FRANCA

17/08/2009

IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE FRUTICULTURA

Nos dias 20,21 e 22 de agosto acontece o IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE FRUTICULTURA TEMPERADA EM REGIÃO SUBTROPICAL - HOLAMBRA II - SP

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (14) 3769 1777 - holantec@uol.com.br

detalhes sobre o evento: http://www.cpact.embrapa.br/imprensa/clipping/2009/07/JF_jul_09simp.pdf

05/08/2009

As Ervas Medicinais no Tempo

500 d.C. Venha até aqui e coma esta raiz –

1000 d.C.
Esta raiz é coisa de ateu, faça esta oração ao Deus que está no céu –

1792 d.C. O Deus não está no céu, quem reina é a razão. Venha até aqui e beba esta poção –

1917 d.C. Esta poção é para enganar o oprimido, sugiro que você tome comprimido –

1960 d.C. Este comprimido é antigo e exótico. Chegou o momento de tomar antibiótico –

1998 d.C. Remédios antibiótico te deixa fraco e infeliz. Eis um novo tratamento, coma essa raiz.

03/08/2009

2º Encontro de Motivação e Liderança

Mais de 350 pessoas estiveram presentes na ultima quarta feira dia 29 de julho no 2º Encontro de Motivação e Liderança para produtores rurais , funcionários de familias organizado pela Associação Hortifrutiflores de Jarinu , com os patrocinios das empresas Syngenta B rasil, Adubos Brasil, Agrichem, Valagro, H BN Consultoria e Seguros
Esse encontro teve como objetivo ajudar na motivação e no entusiasmo do homem do campo para superar os desafios que enfrentam no dia a dia, chova ou faça sol. Pois a lavoura não espera. Tem tempo estabelecido para o plantio, poda e para a colheita. Esse evento não beneficiou somente os proprietários rurais de Jarinu mas também boa parte do comercio da cidade.
A primeira palestra da noite foi sobre a importancia do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) ministrada pelo Sr. Paulo da empresa Protect EPI Agrícola.
Logo após, todos ouviram sobre a importancia do entusiasmo e da força da paixão para superar os desafios com o Prof. Marins , que com muito dinamismo ensinou que para vencer os desafios, além da força de vontade é preciso ter foco naquilo que deseja.


“A Hortifrutiflores tem caminhado com grande afinco para o produtor rural, que hoje não é mais um simples lavrador, mas um empresário agrícola.” Salientou Mariliza que tem como diretor Vice Presidente o Sr. Waldir Parise , grande insentivador e batalhador, no que se refere ao segmento agrícola e beneficio comum.

02/08/2009

Desenvolvimento Rural

A Associação Hortifrutiflores de Jarinu, junto à Casa da Agricultura, unidade da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), reuniram-se com os produtores rurais de Jarinu, no dia 17 de julho, às 19h30, para a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável 2010 – 2013. Ocorreu na sede da Associação dos Produtores do Tijuco Preto.
O engenheiro agrônomo José Braga Semis, 51 anos, chefe da Casa da Agricultura de Jarinu, define o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural como um “instrumento de formulação de políticas públicas, com propostas, diretrizes, objetivos e metas construídas de forma participativa”.
O plano, além dos produtores rurais, tem o envolvimento da Prefeitura, Câmara Municipal, organizações não governamentais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, associações de produtores e setores da iniciativa privada ligados ao agronegócio.
Compareceram 24 produtores, “superando nossas expectativas”, disse Semis. Após a apresentação houve um debate com referência ao Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) e ao Microbacias 2 “Acesso ao Mercado”, e ficou agendado para o dia 24, às 19h30, para o início dos trabalhos.
O plano, que começou a ser gerido a partir do dia 17, visa um projeto na microbacia da região. A chamada Microbacias 1, realizada anteriormente, focava mais a questão ambiental; já a Microbacias 2, conforme Semis explicou, “foca geração de emprego e renda”. “O intuito da reunião foi apresentar o Microbacias 2, e as possibilidades reais que a comunidade tem na formulação de uma política pública direcionada ao meio rural”.
Com essa formação e trabalho integrado, na opinião de Semis, os trabalhadores e produtores rurais poderão alcançar várias realizações através do exercício da cidadania, “sendo co-responsáveis e tendo a possibilidade concreta de vivenciar a execução de suas propostas”.
Depois de elaborado, o plano será analisado pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo para adequações burocráticas e para a verificação se atende também às propostas do Banco Mundial. Nas colocações de Semis, “o custo total do Projeto está orçado em US$ 130 milhões, sendo 60% proveniente de contra partida do Governo do Estado de São Paulo”.
Na primeira reunião foram apresentados os propósitos do plano – “com intuito de provocar discussão e reflexão”.

Para Mariliza Scarelli Soranz, atual presidente da Associação Hortifrutiflores de Jarinu, essa é uma oportunidade daqueles que trabalham no campo de conseguirem ainda mais benefícios. “Sozinhos, nós já conseguimos muitas coisas, mas juntos conseguiremos ainda mais”, salientou.

Fonte: Jornal A Verdade Regional