Botões

27/11/2009

Festa do povo para o povo

Muitas pessoas nos param na rua e nos ligam parabenizando pela Festa da Ameixa e do Pêssego.

Muito obrigada pelo carinho de todos vocês...

A Festa da Ameixa e do Pêssego de Jarinu foi preparada com muito amor e carinho.
Desde o inicio essa festa tem objetivo de homenagear o produtor rural do município, reconhecer o seu trabalho e divulgar o fruto do trabalho da nossa gente. Seja a fruta, a Holerícolas, o artesanato ou a culinária.

Infelizmente soubemos somente no dia 30 de outubro ( um final de semana com feriado prolongado) que a tradicional festa da ameixa não seria realizada... então corremos atrás para fazer o melhor que podíamos e com o que estava ao nosso alcance, em apenas 20 dias.

Pensamos no centro da cidade, no parque do morango e no salão paroquial, porque sabemos que o acesso ao Tijuco Preto é um pouco difícil ) principalmente com essas chuvas, as estradas não estão muito boas), mas 20 dias é um tempo muito curto para disponibilizarmos ou conseguirmos verbas para preparar uma festa, onde devemos pensar e muito, no conforto e na segurança de quem nos visita. Por isso, resolvemos fazer a festa no salão da Capela São José ( pelo menos, se chovesse, o pessoal não ficaria na chuva ! rsrs...)

A FESTA DA AMEIXA desde o princípio é do povo para o povo.

A Hortifrutiflores sempre tem a preocupação de motivar e insentivar o produtor rural, o apoio de que precisa e que é extremanete importante, proporcionando informações tecnicas , para que o produtor possa produzir mais e com mais qualidade. Agregando valor atingindo um mercado que é concorrido, mas que tem grande espaço para produtos diferenciado.
Sempre pensando no produtor rural ( independentemente de ser um associado), a Hortifrutiflores , busca reconhecer e batalhar para que o trabalho do agricultor seja valorizado e reconhecido. Valorizado porque, até mesmo, o alimento industrializado precisa do cultivo para ser processado e reconhecido porque o produtor não pode continuar a ser visto apenas como um simples lavrador, mas sim como um profissional que mantem um papel socio economico muito importante.

A Festa da Ameixa surgiu na administração passada com uma conversa do presidente da Associação Hortifrutiflores na época Waldir Parise, para que fosse valorizado o trabalho do homem do campo , e a fruta de caroço estava em grande evidencia e crescendo muito no município. Como já havia a festa do pêssego em Atibaia... por que não haver a festa da ameixa em Jarinu????

A 1º Festa da Ameixa aconteceu mesmo sem verbas, pois a prefeitura municipal de Jarinu não contava com esse evento no calendário de festividades do município ( veja, não quero enaltecer qualquer administração, mas apenas ser verdadeira) , mas mesmo assim aconteceu e por 4 anos consecutivos a Hortifrutiflores ajudou na realização das festas da ameixa do município de Jarinu, comprando, inclusive todas as madeiras para a construção do quiosque que foi construído na praça para a exposição das frutas.

Um evento consolidado com a sociedade, com o Pólo Turístico do Circuito das Frutas e com os produtores rurais do município. Infelizmente esse compromisso foi quebrado no ano em que aconteceria a 5 festa da ameixa.

Quem quer faz !
A festa é do povo para o povo !

Basta apenas uma equipe competente para a organização, preocupada com beneficio do município e comprometida com o cidadão jarinuense.... que o povo faz a festa sozinhos.

A Diretoria

Sucesso na Festa da Ameixa e do Pêssego de Jarinu

Na noite anterior a esse dia, uma equipe maior também se concentrava no recinto para a montagem da estrutura do expositor e da vendas das frutas.... pena que não havia câmera !



Mas a gente faz a festa bem antes dela começar ... sai cada história e gargalhadas !

Que cansa, cansa ...mas a gente se diverte !!!
Homens trabalhando !!!




Em apenas 20 dias a Associação Hortifrutiflores e a Comunità Italiana assumiram e organizaram uma festa, que por 4 anos consecutivos, aconteceu no centro da cidade e com o apoio da Prefeitura Municipal.
O cultivo da ameixa e do pêssego, e o reconhecimento pelo trabalho da nossa gente não poderia passar em branco.
Nos dias 21 e 22 de novembro foi consolidado com grande sucesso a FESTA DA AMEIXA E DO PÊSSEGO DE JARINU.

Uma festa que contou com a união de toda a comunidade do Tijuco Preto e com a colaboração dos produtores de Jarinu.
Pessoas incriveis que entenderam a importancia de mostrar o trabalho da nossa gente e o que a Festa da Ameixa representa para o município.
PAVILHÃO DE VENDAS


PAVILHÃO DE EXPOSIÇÃO
Na solenidade de abertura que aconteceu às 10 horas do dia 21/11 - estavam presentes:
Marcos Maruzzo- Presidente da Associação Turística do Circuito das frutas
Mario Inui- Vice Presidente da Associação dos Morangueiros e Hortifrutigranjeiros de Jarinu e Região.
José Claudemir Ferrara- Vereador
Roberto Santiago - Deputado Federal
Beto Tricoli – Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Atibaia e diretor técnico do Unicidades
Leandro Nalini- Vice Preidente do Circolo Italiano di Jundiaí e Diretor da Casa Civil
Edilson Crispim - Diretor da Agricultura de Jundiaí
José Emilio Bettiol Netto- Pesquisador do IAC
Humberto Rosende- Secretário da Agricultura de Atibaia
Roberto Loschi- Diretor do IBRAF, Conselheiro do Sindicato Rural de Jundiaí,
Waldir Parise- Vice presidente da Associação Hortifrutiflores de Jarinu
José Ivan Musselli- Diretor Cultural da Comunità Italiana di Jarinu
Ex- Prefeito de Jarinu - Julio Zanoni
Eduardo Palhares- superintendente da Fundação Municiapl de Ação Social (Fumas) de Jundiaí
****
Tivemos a visita de Luis Lauro- Rádio Terra e de sua esposa- no domingo dia 22/11