Botões

26/10/2010

Recursos Renováveis e Não Renováveis

Recursos Renováveis
 Recursos naturais capazes de se regenerarem num curto espaço de tempo, isto é à escala da vida humana.

Exemplo de fontes de energia renovável:

•O sol. – Energia solar.
•O vento. – Energia eólica.
•Os rios e correntes de água doce. – Energia hidráulica.
•Os mares e oceanos. – Energia mareomotriz e energia das ondas.
•A matéria orgânica. – Biomassa.
•O calor da terra. – Energia geotérmica.
As energias renováveis são consideradas alternativas às tradicionais energias renováveis, tanto pela sua capacidade de regeneração como pelo seu menor impacto ambiental aquando da sua utilização.



Recursos Não Renováveis

Recursos naturais que uma vez consumidos, não podem ser repostos, pela natureza, num espaço de tempo razoável, comparativamente à escala da vida humana. São produtos resultantes de processos extremamente lentos da litosfera. Tanto os combustíveis fosseis como os minerais metálicos e não metálicos são considerados não renováveis, porque a sua capacidade de se renovarem é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destes recursos, ao ritmo que estão a ser utilizadas, irão ser esgotadas num futuro não muito longínquo.

As energias não renováveis são actualmente as mais utilizadas, como o petróleo, o carvão e o gás natural. A sua combustão liberta dióxido carbono (CO2) para a atmosfera, causando o aumento do Efeito de Estufa, característico do nosso planeta, originando consequentemente um fenómeno designado por Aquecimento Global

fonte:  http://sites.google.com/site/grupopaineis/recursosrenov%C3%A1veis

17/10/2010

Isso é coisa séria

Fazemos parte do meio ambiente e dependemos dele. Por isso devemos zelar pelo equilíbrio da natureza. Não podemos ignorar isso.


A destinação de embalagens vazias de agrotóxicos é assunto sério de interesse não só dos produtores rurais, revendedores e fabricantes, mas de toda a sociedade, visto que os danos causados por maus procedimentos tomados implicam prejuízos a todos. De acordo com a Lei Federal nº 9.974 de 06/06/2000 e Decreto nº 4.074 de 08/01/2002, o prazo para devolução das embalagens vazias é de até 1 ano a partir da data da compra. O agricultor deve devolver as embalagens vazias na unidade de recebimento: 
Atibaia -Est. Municipal Cachoeira - B. Boa Vista - KM 18  
Valinhos_ Rod. D Pedro I - Km 122 - Antigo Aterro Sanitário
 
no art. 31.8.15 da Norma de Regulamentação diz que é  proibida  a reutilização, para qualquer fim, das embalagens vazias de agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins. 
 
Isso inclui aquele velho costume de transformar aquelas embalagens de galão ou balde, em vasos para flores ou alimentos .

O Agricultor que não respeitar os procedimentos necessários
com as embalagens vazias de agrotóxicos
pode ser multado e até enquadrado criminalmente.
( de 1 a 3 anos de reclusão).



fonte de pesquisa: Inpev, Andef, aenda entre outros.

Adubação Verde X Adubo Mineral

"Um erro muito comum que um agricultor pode cometer com a sua propriedade é achar que o adubo mineral pode substituir o adubo verde.


Cada um tem a sua devida importância.


Os adubos minerais apenas fornecem nutrientes para as plantas após serem dissolvidos com a água do solo. Eles não propiciam aquela série de vantagens que a matéria orgânica pode oferecer. Por outro lado os adubos orgânicos normalmente apresentam proporções de nutrientes que podem não atender as necessidades das plantas. Além disto, como já salientamos, os adubos orgânicos tomam mais tempo para disponibilizar determinado nutriente para as plantas( a médio e longo prazo). Portanto, é importante saber os benefícios que um e outro oferece para determinado empreendimento.Fonte: EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos.”

*************

Já sabemos que, para o agricultor conseguir manter a sua produtividade com qualidade,
sem agredir o solo que lhe concede o pão de cada dia
 e ser profissional o suficiente para obter lucros com o seu trabalho,
deve- se fazer o planejamento necessário dos cultivos em sua propriedade,
e isso inclui as análises de solo, rotação de cultura e adubação verde.
 Pois precisamos do solo com saúde e o meio ambiente protegido para conseguirmos uma produção saudável e ter o lucro que precisamos para continuar a produzir.

No mais é somente carpir com o cabo da enxada.

Agricultura Moderna


         A agricultura é uma atividade das mais belas e dignas já praticadas pelo homem. É ela a responsável pelo sustento de milhões de famílias, pela geração da maior parte das riquezas do país e, principalmente, pelo alimento e manutenção da vida. ( Risosfera)
        Antigamente o médico da família cuidava desde o nascimento até a morte do seu cliente. Podemos chamá- lo de clínico geral.
        Hoje em dia o mercado de trabalho está mais exigente e demanda uma especialização. Quem de nós procura um otorrinolaringologista se precisamos de um cardiologista? Um ortopedista se precisa- se de um obstetra?
       Há muitos anos a “modernidade“ bateu à nossa porta e como consumidores estamos mais exigente com a marca do produto e sua procedência, prazo de validade, com o tamanho e a resistência das embalagens e o conteúdo dentro dela, se a lata está amassada, se o olho do peixe está brilhante, a carne vermelha ou a fruta fresca.
        Com a modernidade herdamos, também, a crise do meio ambiente que já soava o seu alerta há muito tempo, mas ninguém decifrou. Porque não compreendia ou porque simplesmente ignorou. Novas pragas em nossas lavouras, novos desafios a cada dia para superar.
       Entretanto hoje, filhos da modernidade, não podemos fechar os olhos e fingir que não estamos enxergando, nem entendendo o que está acontecendo à nossa volta. No mais seria omissão, consequentemente pura irresponsabilidade.
       A especulação imobiliária bateu à nossa porta, o alto preço dos insumos e o descontrole climático, grande índice de perda de produção por vários fatores, aborda-nos para uma reflexão: Vale a pena continuar nesse segmento? Não, não vale a pena continuar, se o produtor rural insistir em encarar o seu trabalho como a herança que seu pai lhe deixou e portanto continuar agindo como um lavrador, ou seja, aquele clinico geral que cuidava da saúde de toda a família deste o bambino até a nona.
       Mas se partirmos da idéia que, com a modernidade, herdamos novos desafios a superar, também temos o benefício dela, com novas técnicas, e tecnologias em evolução, novas pesquisas e novos produtos ; Consequentemente consumidores exigentes, tanto quanto somos quando vamos adquirir um produto.
       O produtor rural deve- se atentar para as necessidades das boas práticas agrícolas e entender que a agricultura hoje deve ser uma agricultura de precisão, portanto sustentável, e que para tanto requer seriedade e profissionalismo, principalmente diante de uma situação onde as margens de lucro, quando existem, são cada vez mais apertadas.
       Atitudes simples como análises de solo,rotação de cultura, adubação verde, plantio direto, manejo de produção e de solo adequados, podem fazer grandes diferenças.

Mariliza Scarelli Soranz

Agenda da Associação

Mês Fevereiro

02 fev- Reunião na ANDEF ( Associação de Defesa Vegetal) - Local: São Paulo - 11 horas
06 fev- Participação na  58º Reunião da Câmara Setorial de Insumos Agropecuários -
             Local: MAPA- Brasilia - 10 às 17 horas
08 fev-  Reunião  com Dr. Angelo Zanaga Trapé - UNICAMP - Local: Associação Hortifrutiflores - 10 horas
10 fev- Confraternização  da Associação Hortifrutiflores de Jarinu - 20 horas
15 fev- Reunião de apresentação da empresa  - 13 horas
16 fev- Reunião com Ibraf em Jundiaí. - 10 horas
17 fev- Reunião com Grupo de Aperfeiçoamento Tecnológico AgroSEBRAE - 20 horas
27 fev- Aniversário SAA - SP - 10 horas
28 fev- Reunião com Agro Sebrae e Consultores na Associação Hortifrutiflores - 14 horas

Mês Março

09 março  Reunião na UNIFRUTAS - 14 horas
30 março  Reunião do GT - Agro Sebrae


01/10/2010

Pêssego: o mais precoce do país

Enquanto produtor de pêssego aumenta produção da fruta, o de ameixa diminui a cada ano devido a doença sem controle. Entre as 235 mil toneladas (t) de pêssego colhidas no Brasil, 120 mil provém do Rio Grande do Sul, líder absoluto, tendo o Estado de São Paulo a segunda colocação, com 43 mil t, significando aproximadamente um terço do RS. Em questão de produtividade, SP também fica na segunda colocação, com 20 t por hectare (ha), mas neste quesito, o líder é Minas Gerais, com 25 toneladas por ha. Isso se deve a plantação extremamente extensiva no Sul, o que diminui a produtividade. Waldir Parise é um dos produtores mais conhecidos de São Paulo, produz cinco variedades diferentes, rendendo 900 t anualmente. No início, há 12 anos, foram plantados quatro ha e a produção foi aumentando até chegar em 30 ha da fruta.

O Sítio Santo Antonio, localizado em Jarinu, a 65 quilômetros da capital, colhe os primeiros pêssegos brasileiros toda safra.

leia mais ... http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/playerpopup.aspx?midia=70241&channel=98
fonte REVISTA RURAL