Botões

18/06/2012

ANDEF LANÇA "COLEÇÃO CIÊNCIA"



Próxima sexta-feira, 22, será o lançamento do volume 1 da Coleção Andef Ciência
A Andef está criando uma nova fonte de divulgação científica. Trata-se da Coleção Andef Ciência, série de livros com o objetivo de traduzir e ampliar o conhecimento de especialistas dos diversos segmentos envolvidos nas atividades do complexo agroindustrial. O lançamento da coleção ocorre dia 22 de junho, sexta-feira, a partir das 11h30, na Rua Fradique Coutinho, 37, em Pinheiros, SP.
A coleção reunirá trabalhos de pesquisadores, entidades científicas  e profissionais especializados nas tecnologias para a produção de alimentos, fibras e energias. "O estado da arte da Ciência se materializa em tecnologias aplicadas aos vários segmentos produtivos e beneficiam a sociedade como um todo. Tal fato se evidencia nas inovações incorporadas, notadamente, nas cadeias produtivas agropecuárias", escreve, na apresentação do livro, Guilherme Guimarães, gerente de Regulamentação Federal da Andef. 
Autores presentes no lançamentoO volume 1 traz o título Ciência e Inovação Frente aos Desafios de um Futuro Sustentável, que reúne os estudos e as palestras que integraram o Congresso Internacional de Propriedade Intelectual na Agricultura, CIPIAGRI. "A publicação traduz o conteúdo de um evento pioneiro ao reunir duas realidades distintas e, ao mesmo tempo, fortemente relacionadas entre si: a da inovação na agricultura e da propriedade intelectual", analisa Roberto Sant'Anna Jr., consultor jurídico da Andef e coordenador do CIPIAGRI.



Autores de estudos publicados, como os médicos toxicologistas Flávio Zambrone e Ãngelo Trapé, entre outros, confirmaram presenças no coquetel de lançamento.

PARTICIPE:Coquetel de lançamento: Coleção Andef Ciência
Data: 22 de junho, das 11h30 às 14h00
Local: Bistrô Casinha de Monet 
Rua Fradique Coutinho, 37, em Pinheiros, SP
Mais informações: (11) 3




Mais informações: clique aqui

12/06/2012

Projeto Vida Saudável


Prezados   Senhores, 


                   Entre  os vários trabalhos da Associação Hortifrutiflores de Jarinu, está a qualidade de vida dos nossos produtores, não apenas nossos sócios, mas em geral.  Além de diversos cursos preparatórios e treinamentos de uso correto de EPI e defensivos, também iremos fornecer  o  teste de colinesterase.
                  A Hortifrutiflores está iniciando um  Projeto  VIDA SAUDÁVEL com Programa  de Monitoramento de Resíduo  através do sistema de Teste de Colinesterase. Com esse Programa de Monitoramento podemos gerar dados,  e juntos trabalharmos (a opinião pública),  de que nosso alimento é seguro tanto quanto o trabalho no campo. E que o uso de defensivo é completamente seguro, quando administrado com responsabilidade, além de  necessário, principalmente  pelo  fator climático do nosso país.      Além disso, poderemos assessorar todos os proprietários rurais que queiram fazer o exame de resíduo a fim de obter informações sobre sua saúde e de seus funcionários, e dos funcionários a serem contratados.                         

         Este sistema conta com a aquisição de um aparelho -  Sistema de Teste Colinesterase.

         O Sistema de Teste Colinesterase é planejado para uso profissional no monitoramento de exposição para praguicida, medindo os níveis de Colinesterase sanguínea de indivíduos que manuseiam pesticidas, protegendo os trabalhadores de superexposição antes de tornarem-se sintomático. Além disso, poderemos manter um controle periódico da quantidade de produtores contaminados e/ ou funcionários a serem contratados. ( caso venham de outras propriedades).

           Acreditamos que esta seja uma oportunidade de podermos manter a  transparência do nosso trabalho, além de gerar dados e nos apoiamos neles.               
  
Você poderá obter mais informações sobre o aparelho no link   :                                                                 
         Nosso objetivo é começarmos com esse projeto na Associação Hortifrutiflores, como um projeto piloto e posteriormente implantar em outras regiões.                 
         
           É importante  informar que este Projeto terá a participação e o apoio  do Toxologista da Unicamp. Prof.  Dr. Angelo Trapé que fará o diagnóstico final para cada paciente.

 
 Estamos a disposição para maiores esclarecimentos. 


  Atenciosamente 

  

Mariliza Sarelli Soranz                                                                                           Waldir Paise
Dir. Presidente                                                                                                         Vice Presidente

06/06/2012

Tratamento de Inverno na UVA

No último dia 05, a Associação Hortifrutiflores de Jarinu em parceria com o IAC e a CATI ( Casas da Agricultura de Jarinu e de Atibaia)  disponibilizou um dia de campo sobre a importância do Tratamento de inverno no cultivo de uva.


Com a presença do pesquisador  José Luis Hernandes pudemos perceber a importância desse simples mas eficaz técnica.


O Uso de Calda Sufocalcica ajuda no controle de pragas no período de dormência da uva. Entretanto é importante que as culturas vizinhas também passem pelo mesmo tratamento, pois  uma cultura próxima da sua que não tenha sido feito esse tratamento pode contaminar novamente a sua plantação.


Para que esse tratamento seja eficaz é preciso que a Calda Sufocalcica tenha 32º Be.  Ou seja,  um produto de qualidade.  O que infelizmente acontece é que as caldas sufocalcicas encontradas hoje no mercado estão com no máximo 27 a 28 º Be.   Isto significa que o produtor rural está  utilizando um produto fraco e consequentemente não obtendo o resultado esperado. Conclusão:  gastando dinheiro atoa, ou como dizem popularmente, comprando gato por lebre.


Como limpar seu pulverizador após o uso de calda Sufocalcica.


Muitos produtores pararam de utilizar esse tipo tratamento de inverno pelo fato do produto  danificar o bico do pulverizador. Uma recomendação bastante eficaz é limpar  a máquina  com  1 lt de vinagre diluido em 10 lt de água.



04/06/2012

O desafio da economia verde

Produtores rurais não podem assumir o ônus individual da 

preservação que é um bem coletivo. “Essas pessoas precisam 

receber pela produção da água e pela proteção da biodiversidade”


Diálogos da CNA: o desafio da economia verde   leia na integra  clique aqui