Botões

26/09/2012

IV Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos




Os problemas climáticos que afetam a agricultura em diversos países,  pode agravar a crise de alimentos e afetar milhões de pessoas. O alerta da FAO, Organização Mundial das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, será um dos temas principais do IV Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para um Futuro Sustentável, que acontece dia 19 de novembro, em Campinas, SP. Realizado pela Andef e Abag, o Fórum Inovação faz parte dos eventos que marcam, em todo o mundo, a Semana Mundial da Alimentação, sob responsabilidade da FAO.

'O problema da fome no mundo é grave e medidas devem ser tomadas para amenizar esse quadro, afirma Helder Muteia, representante da FAO no Brasil. 'Entre as medidas estão: investimentos para melhorar o acesso à tecnologia, água e terra por parte dos agricultores, criar uma rede de proteção social e fazer com que as lideranças mundiais abordem a questão da fome como uma prioridade', destaca Muteia.

De acordo com João Sereno Lammel, presidente do Conselho Diretor da Andef, O Brasil tem revertido, em âmbito interno, o quadro preocupante da fome, e ainda contribuído para prover o alimento das pessoas em nível mundial. 'E a razão da competitividade são as tecnologias que chegam ao campo, multiplicando a produtividade das lavouras e da pecuária.'
Sobre o Fórum

Este ano, o Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos conta com os apoios da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, por meio do ITAL, Instituto de Tecnologia do Alimento, que sediará o evento, em Campinas, SP; e do CIB, Conselho de Informação sobre Biotecnologia.

O programa tem início às 8h30, com encerramento às 13h. 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail plataforma@ital.sp.gov.br, ou pelo telefone  (19) 3743-1897

2º Seminário sobre pérola da terra


2º Seminário sobre pérola da terra, doenças de tronco, adubação e manejo da videira


Objetivo: divulgar resultados de pesquisa, permitir intercâmbio de informações e fomentar trabalhos de pesquisa em colaboração.
Data: 27 de setembro de 2012 (quinta feira)

Informações:
Secretaria de Agricultura de Louveira: 19-3878-4222

Programação:
8h – Inscrições
8h30min - Abertura
8h45min – Situação atual da pérola-da-terra, comportamento de porta enxertos e dados prévios de levantamento de ocorrência de doenças de tronco na cultura em algumas cidades no Estado de São Paulo – Luis Garrigós Leite e Cesar Bueno Junior (Instituto Biológico), e José Luiz Hernandes (Instituto Agronômico)
9h30min – Pérola-da-terra no Sul do Brasil: manejo e interação com doenças de raiz - Dr. Marcos Botton - Embrapa Uva e Vinho
10h15min – Intervalo
10h45min – Fungos de solo (Phaeoacremonium sp., Cylindrocarpon sp. e Fusarium oxysporum) e de madeira (Botryosphaeria sp.) causadores de morte de plantas: etiologia dos patógenos, sintomalogia das doenças e como manejar - Dr. Lucas da Ressurreição Garrido - Embrapa Uva e Vinho
11h30min – Manejo de adubação na cultura da videira - AGROSEMA
12h00min – Manejo de plantas daninhas - Resultados de pesquisa - Dr. Daniel S. Andrade
12h30min – Discussão
Local: Auditório do Centro de Fruticultura do IAC – Bairro Corrupira.


Apoio:
Prefeitura de Louveira
Secretaria de Agricultura

FÓRUM NACIONAL DO AGRONEGÓCIO

Fui convidada pelo Sebrae a participar  do FÓRUM NACIONAL DO AGRONEGÓCIO.
Uma iniciativa do  LIDE (  Grupo  de Líderes Empresariais), organizado pelo Grupo Doria.
Presença de grandes nomes do agronegócio e empresários nacionais e internacionais.

Hotel incrível, organização impar e assuntos extremamente relevantes.

Senti falta de um painel voltado especialmente à agricultura familiar sustentável, profissional e tecnificada.
Essa agricultura de tenta se manter firme na missão de produzir alimento de qualidade com sustentabilidade e qualidade de vida e, com isso, proporcionar mais qualidade de vida ao consumidor final.

Esperarei por esse painel no próximo  FÓRUM NACIONAL DO AGRONEGÓCIO.


atenciosamente

Mariliza Scarelli Soranz